O CEO da Bolt, Markus Villig, foi direto ao ponto ao convocar seus funcionários de volta ao escritório, abandonando de vez a ideia de trabalho remoto irrestrito. Em um memorando enviado à equipe, ele deixou claro que a empresa precisa “reiniciar sua cultura ambiciosa para competir no topo” ou corre o risco de “cair na mediocridade”. A partir de janeiro, a Bolt exigirá que seus colaboradores trabalhem presencialmente no escritório pelo menos 12 dias por mês – o equivalente a cerca de três dias por semana.
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A decisão veio após Villig expressar insatisfação com a complacência que, segundo ele, se instalou nos últimos anos em relação ao local de trabalho dos funcionários. “Estamos muito dispersos, as pessoas se sentem desconectadas, a rotatividade está alta e nossos escritórios estão vazios”, escreveu Villig. “É uma vergonha para a nossa cultura que menos de 50% dos colaboradores venham ao escritório mais de dois dias por semana.”
O CEO citou exemplos de gigantes da tecnologia como Amazon, Tesla e Apple, que têm implementado políticas mais rígidas de retorno ao trabalho presencial. A Amazon, por exemplo, exigirá que seus funcionários corporativos trabalhem no escritório cinco dias por semana a partir de janeiro. Elon Musk, da Tesla, classificou o trabalho remoto como “moralmente errado”. Já a Apple adota um modelo híbrido, exigindo três dias presenciais por semana.
Villig foi especialmente crítico em relação aos funcionários que trabalham remotamente de destinos paradisíacos. “Vamos acabar com a insanidade de pessoas trabalhando remotamente de lugares como Bali”, disse ele. “Isso é uma viagem de férias, não o que contratamos para fazer.”
Um porta-voz da Bolt confirmou a veracidade do memorando e a nova política, destacando que a empresa acredita que a colaboração presencial impulsiona a inovação e a performance. “Nossa política atual já sugere que os funcionários trabalhem de um escritório da Bolt por 2-3 dias por semana. A partir de 1º de janeiro, essa política será formalizada, com a exigência de 12 dias presenciais por mês. Continuamos ouvindo nossos colegas e comprometidos em cultivar uma cultura que valorize engajamento e inovação, enquanto oferecemos flexibilidade.”
No memorando, Villig ressaltou cinco vantagens do trabalho presencial: elevar o nível de desempenho, melhorar a colaboração, fortalecer os laços entre equipes, facilitar o fluxo de informações e de ideias, e melhorar o bem-estar mental dos colaboradores.
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Com sede em Tallinn, na Estônia, a Bolt atua em mais de 45 países e oferece serviços que vão de transporte por aplicativo a entregas de comida e aluguel de e-scooters. Em 2022, a empresa arrecadou 628 milhões de euros em uma rodada de investimentos liderada pela Sequoia Capital e Fidelity Management, alcançando uma avaliação de 7,4 bilhões de euros. A Bolt também tem planos de abrir capital em 2025.
Leia o memorando completo do CEO da Bolt para os funcionários:
Após a reunião geral de terça-feira, vou explicar meu raciocínio sobre a nova política de Retorno ao Escritório e Localização, e o papel de vocês como gestores para apoiar essa transição.
Resumindo, acredito profundamente que trabalhamos melhor presencialmente, e não remotamente.
A versão mais detalhada é que temos uma escolha a fazer como empresa. Ou reiniciamos nossa cultura ambiciosa para competir no mais alto nível, ou caímos na mediocridade. Até as maiores empresas, de Amazon a Tesla e Apple, perceberam que, para se manter no topo, precisam manter uma cultura intensa e trazer as pessoas de volta ao escritório por 3 a 5 dias por semana. Somos uma empresa pequena em comparação, e para alcançar essa escala, precisamos trabalhar mais e inovar mais do que eles.
Vimos muita complacência nos últimos anos em relação à forma como recrutamos, onde as pessoas vivem e quando e onde elas trabalham. Estamos muito dispersos, as pessoas se sentem desconectadas, a rotatividade está alta e nossos escritórios estão vazios. Considero um desrespeito à nossa cultura que menos de 50% dos funcionários venham ao escritório mais de 2 dias por semana.
Vamos voltar a ser uma organização de alto desempenho a partir de 1º de janeiro:
- Obrigatoriedade de 12 dias por mês no escritório para todos os funcionários.
- Mínimo de 2 dias por semana. Os líderes de equipe têm autoridade para exigir mais – muitas equipes de vendas já fazem 5 dias.
- Já investimos milhões para ter escritórios fantásticos, mas em locais onde falta espaço, definiremos dias específicos por equipe para organizar melhor.
- Em comparação com as grandes empresas de tecnologia, acreditamos que essa política é generosa e oferece bastante flexibilidade aos funcionários.
- Vamos acabar com a insanidade de pessoas trabalhando remotamente de lugares como Bali. Isso é uma viagem de férias, não o que os contratamos para fazer.
- Redução do número de escritórios para 2 para funções globais.
- Por padrão, cada departamento terá 2 centros – Tallinn em primeiro lugar e, por padrão, Londres em segundo.
- Alguns departamentos grandes, como tecnologia, manterão mais. Se você tiver dúvidas, pergunte ao chefe do seu departamento.
- Para que as pessoas aproveitem ao máximo a presença no escritório, suas equipes precisam estar presentes também. Alguns departamentos têm equipes dispersas e vamos consolidar isso.
- Para ser claro, isso se refere a funções globais, não locais ou regionais.
Existem 5 benefícios de trabalhar presencialmente:
- Elevar o nível de desempenho. Vemos uma forte correlação entre presença no escritório e desempenho e engajamento.
- Melhorar a colaboração. Reuniões presenciais são mais eficazes do que chamadas de vídeo.
- Fortalecer os relacionamentos dentro e entre equipes. Interações presenciais são melhores para resolver conflitos e construir relações positivas. Videochamadas são transacionais, enquanto tomar um café ou almoçar juntos é infinitamente melhor para criar vínculos.
- Melhorar o fluxo de informações e a geração de ideias. Conversas informais no escritório são impossíveis de replicar remotamente.
- Aprimorar o bem-estar mental. Interações presenciais positivas são um grande benefício para reduzir o estresse.
Como gestores, peço que vocês me ajudem com isso:
- Divulguem essa mensagem para suas equipes.
- Liderem pelo exemplo, estando presentes no escritório com mais frequência a partir da próxima semana.
- Criem um ambiente onde suas equipes queiram vir ao escritório. Deve ser envolvente e prazeroso trabalhar presencialmente, não uma obrigação.
- Monitorem e gerenciem a baixa frequência de presença. Estamos totalmente de acordo se algumas pessoas decidirem que isso não é para elas, pois o impacto cultural supera isso.
A cultura da Bolt é única e precisamos trabalhar todos os dias para mantê-la. Não posso fazer isso sozinho – todos nós temos que assumir a responsabilidade de tornar este um lugar fantástico para trabalhar, onde as pessoas venham para fazer o melhor trabalho de suas vidas.