fbpx

Beto Gioia: O que que empatia tem a ver com negócios?

Normalmente, as pessoas que me perguntam isso, têm uma visão de que empatia é uma característica de pessoas boazinhas, num sentido pejorativo mesmo, de pessoas mais frágeis.
LinkedIn

Normalmente, as pessoas que me perguntam isso, têm uma visão de que empatia é uma característica de pessoas boazinhas, num sentido pejorativo mesmo, de pessoas mais frágeis.

E não é nada disso.

A empatia, é um poderosa aliada profissional, e eu vou te falar aqui as quatro dimensões de benefício da empatia.

Primeiro, em relação à carreira.

De cara, normalmente, para a gente trabalhar em algum lugar, a gente vai ter que passar por uma entrevista de emprego, ou mesmo para receber uma promoção interna e a empatia te ajuda a entender qual que é a necessidade que o entrevistador está buscando para aquele cargo.

Leve as Palestras e Treinamentos Corporativos de Segurança Psicológica e Empatia de Beto Gioia e outros especialistas para a sua Empresa, clique aqui!

E aí você consegue buscar dentro da sua bagagem, da sua experiência, quais foram aquelas situações aonde você utilizou uma habilidade que vai ser importante para contribuir para aquela empresa.

Ou seja, já de cara ser empático já aumenta a sua chance de conquistar um emprego e aumenta a sua entregabilidade.

Segundo, no seu dia a dia.

Você vai ser muito mais assertivo com os seus clientes e com as pessoas com quem você trabalha, a empatia ajuda a diminuir os conflitos, porque você vai entender pessoas que têm pontos de vista diferentes do seu. E naturalmente, pessoas que atendem à satisfação dos clientes e as pessoas que trabalham bem com a equipe, são vistas como um potencial líder. Então, isso favorece a sua carreira.

Terceiro,te ajuda no relacionamento com equipes.

Exatamente por melhorar os relacionamentos a ajuda das pessoas que são empáticas, elas conseguem trabalhar com pessoas que pensam diferente dela, e isso traz mais força, mais criatividade para essas equipes, que são as equipes heterogêneas que vão pensar coisas fora da caixa, as coisas diferentes de inovação, exatamente por essa diferença dos pontos de vista, e se em vez de ficarem brigando por quem tem razão, eles pegarem o melhor de cada um, a gente consegue chegar a novos pontos, então isso ajuda no relacionamento para a equipe, esse é o segundo ponto.

E em quarto lugar, é a dimensão da empresa como um todo.

Empresas são feitas de pessoas e para pessoas e pessoas empáticas trabalhando dentro da empresa, naturalmente vão entender melhor a necessidade de seus clientes, vai vender mais, vai ter clientes mais fiéis, mais satisfeitos e isso vai ser um diferencial competitivo para a empresa a curto, médio e longo prazo.

Por isso a empatia tem tudo a ver com negócios, ela ajuda na sua carreira, ela ajuda no relacionamento com a equipe e ela ajuda a empresa como um todo a se diferenciar da concorrência.

Pular para o conteúdo