A demissão pode ser um presente, um dos momentos mais difíceis da carreira de um profissional, ou os dois ao mesmo tempo.
Muitas vezes, não temos coragem de pedir demissão mesmo estando insatisfeitos, mas quando somos desligados, surge um sentimento de fracasso, e uma dúvida começa a pairar em nossa cabeça com o questionamento: “Será que eu não era bom o suficiente?”
E isso pode, definitivamente, abalar nossa identidade profissional e autoconfiança.
A verdade é que esse conflito emocional acontece porque, temos a tendência de vincular nosso valor profissional à estabilidade no emprego.
Alguns pensamentos que tomam conta da nossa mente, dificultam o processo de recomeço. No entanto, esse tipo de questionamento pode ser ressignificado, afinal de contas, a demissão não define sua competência, mas pode ser o sinal de que é hora de se reinventar profissionalmente.
Ao invés de enxergar a demissão como um golpe na autoestima, é importante passar a vê-la como um empurrão necessário para sair da zona de conforto, quem sabe assim, a demissão pode se tornar um presente…
Quantas vezes você já ouviu histórias de pessoas que, após uma demissão, encontraram oportunidades muito melhores, mudaram de carreira ou até empreenderam? Muitas vezes, ficamos presos a uma situação não porque queremos, mas porque temos medo do desconhecido.
A demissão pode ser o “empurrão” que faltava para:
- Buscar um trabalho mais alinhado com seus valores e propósito.
- Se reinventar profissionalmente e explorar novas áreas.
- Se especializar e se tornar ainda mais competitivo no mercado.
- Descobrir novas habilidades e paixões que antes não eram exploradas.
Encarar esse momento com uma mentalidade de crescimento faz toda a diferença no caminho para um recomeço mais assertivo e satisfatório.
Se você está passando por este momento, saiba que tudo vai dar certo, mas você precisa agir. Aqui estão alguns passos para transformar essa fase em um novo começo:
- Trabalhe sua mentalidade : Aceite o que aconteceu sem se culpar excessivamente e tente enxergar a demissão como uma nova chance, e não como um fim. Cerque-se de pessoas que te apoiam e te incentivam, isso pode fazer toda a diferença.
- Invista na sua qualificação: Faça cursos, participe de eventos e busque atualizações na sua área, reflita sobre seus pontos fortes e como pode aprimorá-los, e esteja atento às demandas do mercado e novas oportunidades.
- Construa e ative seu networking: Entre em contato com antigos colegas e gestores, compartilhe sua jornada, esteja aberto a novas conexões, e aprenda a usar o LinkedIn de forma estratégica para aumentar sua visibilidade profissional.
- Se reposicione profissionalmente: Revise seu currículo e LinkedIn, destacando seus diferenciais, considere novas possibilidades de carreira ou empreendedorismo. E se precisar de direcionamento, busque apoio profissional, como uma mentoria de carreira.
Se você passou por uma demissão e está com esse conflito interno, pense nestes pontos e tente enxergá-la como oportunidade de se reinventar, e se abra para explorar os caminhos que agora estão abertos para você.
A vida profissional é uma jornada de altos e baixos, e cada fase tem seu propósito. O segredo agora é agir, se fortalecer, e buscar novas oportunidades com confiança.